quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MAQUIAGEM FACIAL...EU APRENDI COM ELE







Em todo dia de sua vida
Não fale de Paz - Pratique
Não fale de Música - Cante
Não fale de Flor - Plante
Não fale de Carinho - Dê
Não fale de Deus - Creia
Não fale de Fé - Sinta
Não fale de Alegria - Espalhe
Não fale de Vida - Viva
Não fale de Amor - Ame
Não fale de Você - Seja

Tinácio"

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Professoras(es), cuidem da saúde e da beleza...clik aqui para saber mais...

Alfabetização por nome próprio


Desenvolvimento das atividades
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.

4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc

5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.
Objetivos

Ao final das atividades, o aluno deve:

- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.

Avaliação
É importante observar e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se os alunos fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.

Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:

1. Nome do aluno
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Atividades para primeiros dias de aula





A modelagem é um excelente meio de desenvolver
o controle sensorial da criança.
Através do manuseio da massinha,
ela adquire a flexibilidade manual,
a destreza e o controle dos movimentos,
além de desenvolver a imaginação e a criatividade.
Nos primeiros dias de aula ofereça atividades
prazerozas para suas crianças.
E a criançada faz a festa!!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Meu primeiro selinho ofereço para minha amiga Vanessa do Blog Pirlim - Pimpim



Os amigos blogeueiros copiam a imagem abaixo e postam uma mensagem de paz junto à imagem. Em seguida, deixam um comentário.Depois é só convidar outros blogueiros para fazer o mesmo.Então, vamos lá.
Conto com vcs!
A minha mensagem é:

Sementes de Paz

Muitas sementes procure espalhar
em toda a Terra, por todo o lugar...
Sementes de amor, de solidariedade,
Sementes de paz, compreensão e bondade.

Algumas sementes não irão vingar,
mas muitas outras irão desabrochar,
formando no mundo ideal comunidade,
onde para todos haja paz e felicidade!

de Sueli Bittencourt
Florianópolis - SC -

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

sábado, 17 de janeiro de 2009

COMO BRINCAMOS DE TRÂNSITO










RECORDANDO ATIVIDADES DE 2008

Com caixas de papelão e de ovos,
sementes de girassol e feijão,
tinta acrílica de artesanato e
dimensional - tinta relevo
fizemos lindos quadrinhos como
suporte de vasinhos...gostou???















Posted by Picasa

2009 "DESEJOS DE MUITA PAZ E MUITO AMOR"


LIVRO DA PAZ _ SUGESTÃO DE LEITURA

Para divertir e ensinar as crianças do Brasil.
Autor de livros infantis de sucesso e criador
do desenho animado "Todd World",
do canal Discovery Kids, Todd ensina as crianças
a cultivar a paz e os bons sentimentos
com frases curtas, diretas e envolventes,
e ilustrações coloridas que aproximam
e chamam a atenção de meninos e meninas
(e dos adultos também).
Quando se fala em paz, a primeira coisa que
pensamos é "não à guerra".
Mas não é só nesse momento que devemos
lembrar da paz.
"O Livro da Paz" mostra que a verdadeira paz
está nas pequenas coisas:
no auxílio ao próximo, na divisão da comida,
na manutenção das ruas limpas ou,
simplesmente, em tirar uma soneca!


Passeata pela paz

Posted by Picasa