Tudo que hoje eu deveria saber!

Loading...

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E ainda vivo!


"Eu Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém. Já abracei pra me proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amada, mas também já fui rejeitada, fui amada e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade,já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só pra escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)! Mas vivi! E ainda vivo! Não passo pela vida...e você também não deveria passar! Viva!!! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante."
Charlie Chaplin

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Folclore

Algumas atividades que desenvolvemos após ter explorado as lendas do nosso folclore bem como as características dos personagens principais:

Lenda do Uirapuru

“VALORIZAR A MANEIRA DE AGIR,
PENSAR, SENTIR DE UM POVO
ATRAVÉS DE SUAS TRADIÇÕES CULTURAIS.”


"A LENDA DO UIRAPURÚ"

DIZEM QUE NO SUL DO BRASIL, HAVIA UMA TRIBO DE ÍNDIOS, CUJO CACIQUE ERA AMADO POR DUAS MOÇAS MUITO BONITAS. NÃO SABENDO QUAL ESCOLHER, O JOVEM CACIQUE PROMETEU CASAR-SE COM AQUELA QUE TIVESSE MELHOR PONTARIA. ACEITA A PROVA AS DUAS ÍNDIAS ATIRARAM AS FLECHAS, MAS SÓ UMA ACERTOU O ALVO. ESSA SE CASOU COM O CHEFE DA TRIBO.A OUTRA, CHAMADA ORIBICI, CHOROU TANTO QUE SUAS LÁGRIMAS FORMARAM UMA FONTE E UM CÓRREGO.PEDIU ELA A TUPÃ QUE A TRANSFORMASSE NUM PASSARINHO PARA PODER VISITAR O CACIQUE SEM SER RECONHECIDA. TUPÃ FEZ A SUA VONTADE. MAS VERIFICANDO QUE O CACIQUE AMAVA A SUA ESPOSA, ORIBICI RESOLVEU ABANDONAR AQUELES LUGARES. E VOOU PARA O NORTE DO BRASIL, INDO PARAR NAS MATAS DA AMAZÔNIA. PARA CONSOLÁ-LA, TUPÃ DEU-LHE UM CANTO MELODIOSO. ASSIM CANTA PARA ESQUECER AS SUAS MÁGOAS, E OS OUTROS PÁSSAROS QUANDO ENCONTRAM O UIRAPURU, FICAM CALADOS PARA OUVIR AS SUAS NOTAS MARAVILHOSAS. POR CAUSA DE SEU CANTO BELO, CHAMAM DE PROFESSOR DE CANTO DOS PÁSSAROS. O UIRAPURÚ É O CANTOR DAS FLORESTAS AMAZÔNICAS. SEU VISUAL NÃO É DOS MAIS ATRAENTES, NORMALMENTE TEM A COR VERDE-O-LIVA COM CAUDA AVERMELHADA, ENTRETANTO TEM UM CANTO TÃO LINDO, TÃO MELODIOSO QUE OS OUTROS PÁSSAROS FICAM QUIETOS E SILENCIOSOS, SÓ PARA OUVI-LO. TODAVIA ESTE CANTO SOMENTE PODE SER OUVIDO 15 DIAS POR ANO, NA ÉPOCA EM QUE CONSTRÓI O SEU NINHO. ÃO BASTASSE ISTO, ELE CANTA SOMENTE AO AMANHECER, POR 5 OU 10 MINUTOS. NESTE PÁSSARO O REAL E O LENDÁRIO SE CONFUNDEM, DIZEM QUE ELE NÃO REPETE FRASES MUSICAIS. POR TODAS ESTAS QUALIDADES OS INDÍGENAS E SERTANEJOS ACHAM QUE ELE É UM PÁSSARO SOBRENATURAL. NA VERDADE O SEU NOME QUER DIZER: PÁSSARO QUE NÃO É PÁSSARO ". DEPOIS DE MORTO O SEU CORPO É CONSIDERADO UM TALISMÃ QUE DÁ FELICIDADE A QUEM O POSSUI.PARA OS TUPÍS, O UIRAPURÚ É UM DEUS QUE TOMA A FORMA DE PÁSSARO E ANDA SEMPRE RODEADO DE OUTROS, A ELE ATRIBUEM A VIRTUDE DE CONDUZIR EM REFLUIR DE PESSOAS À CASA DE QUEM POSSUI UM DELES.

DESCONHEÇO O AUTOR DESTA LENDA

UIRAPURÚ - SÉRGIO REIS



UIRAPURÚ, UIRAPURÚ,
SERESTEIRO CANTADOR DO MEU SERTÃO
UIRAPURÚ, UIRAPURÚ,
TENS NO CANTO AS MÁGOAS DO MEU CORAÇÃO!

A MATA INTEIRA FICA MUDA AO SEU CANTAR
TUDO SE CALA PRA OUVIR SUA CANÇÃO
QUE VAI AO CÉU NUMA SENTIDA MELODIA
VAI A DEUS EM FORMA TRISTE DE ORAÇÃO!

SE DEUS OUVISSE O QUE LHE SAI DO CORAÇÃO
ENTENDERIA QUE É DE DOR, SUA CANÇÃO
E DOS TEUS OLHOS TANTO PRANTO
ROLARIA QUE DARIA PRA SALVAR O MEU SERTÃO!